4 Formas de Como Ganhar Dinheiro com um Blog

Como Ganhar dinheiro com blog

É muito comum encontrar gurus na Internet mostrando como é possível ganhar milhares de reais com blog. Ou mesmo sites listando os 10 blogs que faturam quantias na casa dos 6 dígitos mensais, alguns até nos 7 dígitos.

Porém, segundo estudos sobre blogs , a realidade é que 95% dos blogs são abandonados antes de completarem o primeiro ano de existência.

Isso mostra que não é um trabalho fácil fazer do seu blog um sucesso e ganhar dinheiro com ele.

O que ninguém vê é que os blogs de sucesso e que faturam alto na Internet envolvem muito trabalho de bastidores, desde a criação da estrutura do site até o planejamento e a produção de conteúdo totalmente pensada para o público alvo.

Existem várias dificuldades quando se inicia um negocio online, mas todas podem ser superadas com as informações certas.

como ganhar dinheiro com blog

Você vai aprender nesse artigo que é possível ganhar dinheiro com blog e vai aprender as formas mais eficientes de fazer isso.

Entretanto, pode não ser fácil conseguir viver exclusivamente do seu trabalho na Internet, mas é possível se você seguir também o passo a passo para ter sucesso online.

Vamos lá?

O que é preciso para ganhar dinheiro com blog?

Para ganhar dinheiro com blog é preciso que você encare de maneira profissional, não apenas como um hobby.

Embora blogar possa ser uma atividade estimulante, é preciso começar com a mentalidade correta e que você saiba que pode demorar até começar a ganhar dinheiro e ter algum sucesso.

Vai ser preciso escrever bem e de forma profissional, além de manter as atualizações frequentes, entregar conteúdo de valor e planejar suas estratégias de monetização.

Ter um blog profissional

Se você quer ganhar dinheiro com blog, é mais do que recomendável que comece o seu projeto de maneira completamente profissional.

Quando qualquer negócio envolve dinheiro é porque alguma forma de comércio está acontecendo, o que quer dizer que alguém está oferecendo um produto ou serviço profissional.

No seu caso, o conteúdo, os produtos e os serviços do blog.

 Crie um blog de nicho em um mercado lucrativo

Um blog de nicho é um blog que é totalmente direcionado para apenas um segmento do mercado. Ou seja, ao invés de criar um blog de culinária, por exemplo, é muito mais eficiente criar um blog de culinária para mães que trabalham e não tem tempo para cozinhar.

Nesse caso, um blog com dicas e receitas rápidas e nutritivas é muito mais relevante para essas mães do que um blog mais generalista em que ela teria que procurar as receitas dentro de centenas de outras receitas, o que levaria muito tempo.

Isso facilita bastante na hora de monetizar o blog já que a solução que você apresenta é muito mais importante para esse público.

Assim, essas mães estariam mais dispostas a comprar alguma coisa de você para que os filhos dela não morram de fome ou tenha que comer comidas pouco nutritivas.

Esse direcionamento e segmentação devem ser considerados na hora de escolher um nicho lucrativo.

As 4 formas de ganhar dinheiro com blog

Existem inúmeras formas de ganhar dinheiro com blog, mas vamos listar aqui apenas as mais testadas e consistentes. Essas formas serão:

  • Programas de Publicidade
  • Artigos patrocinados
  • Banners publicitários
  • Programas de afiliados

É possível implementar todos ao mesmo tempo, mas veremos que alguns são bem mais vantajosos.

1- Programas de Publicidade

A forma de rentabilização mais conhecida pela maioria dos blogueiros é por meio de anúncios de Pay Per Click, o chamado PPC. Essa forma de monetização funciona da seguinte maneira:

Um anunciante de um determinado mercado procura uma plataforma de publicidade de PPC como a Boo-box, rede de anúncios brasileira e o Google Adsense, rede de anúncios da Google, e determina um valor que vai pagar para os blogueiros da sua rede.

Você se cadastra na plataforma com anunciante e disponibiliza um lugar no seu blog para exibir os anúncios do seu segmento de mercado.

A quantidade de cliques feitos pelos seus visitantes nos seus anúncios vezes o preço que o anunciante determinou é calculado a quantidade de dinheiro que você ganha. Realmente da pra ganhar dinheiro com o adsense.

 2- Artigos patrocinados

Quando você alcança uma quantidade grande de visitantes, e para isso vai ser preciso que você divulgue seus artigos e que eles sejam encontrados pelos mecanismos de busca.

Algumas empresas ou outros blogueiros vão se interessar em publicar conteúdo para direcionar os visitantes qualificados do seu blog para algum site ou página que interessam para eles.

Nesse caso, você recebe uma quantia, que depende da quantidade de visitantes diários e da qualidade desses visitantes, para que esses anunciantes queiram um artigo no seu blog.

Se o artigo for criado por eles é importante que você descreva suas diretrizes. Se for você o criador, pode ser cobrado mais caro, mas você tem que mencionar a marca.

Isso também é conhecido como Merchandising e muitos blogueiros fazem isso.

3- Banners publicitários

Essa também é uma das formas mais antigas e mais usadas pela maioria dos blogueiros. Banners publicitários de blogs com muito tráfego qualificado e diário de visitantes são espaços disputados pelos anunciantes já que eles aparecem em todas as páginas no site.

Eles podem ser usados nas barras laterais, na parte superior e até dentro dos artigos. Os banners na parte superior costumam ser mais caros por estarem sempre mais expostos.

Essa uma ótima forma de rentabilização e costuma ser mais segura do que os anúncios de PPC, já que não depende da quantidade de cliques, apenas do contrato com o anunciante.

4- Vendendo com programas de afiliados

Os programas de afiliados estão se mostrando como uma das formas de monetização de blogs mais sustentáveis dos últimos tempos. Ganhar dinheiro com programas de afiliados se tornou um negócio altamente lucrativo e já virou profissão.

Eles funcionam de forma mais ativa da sua parte já que você terá que procurar os produtos que mais tem a ver com os seus leitores e você vai levá-lo à compra.

Funciona assim: você se cadastra no programa de afiliado e escolhe os produtos que quer divulgar e para cada venda realizada através da sua indicação você recebe uma comissão. Porém, o que exige mais trabalho também envolve mais ganhos.

Programas de afiliados podem fornecer tanto produtos digitais, como é o caso do Hotmart, como produtos físicos, que é o caso da Lomadee.

Sabendo disso você pode ganhar mais dinheiro com seu blog e de maneiras mais variadas.

Ainda no caso das mães que trabalham você poderia vender um livro digital de receitas rápidas e nutritivas em um programa de afiliados.

Assim como poderiam ser vendidos também os equipamentos para realizar as receitas ou para armazenar a comida na geladeira para o almoço e jantar dos filhos.

Conclusões finais

Ganhar dinheiro com blog realmente exige um grande planejamento e uma execução das atividades corretas para começar do jeito certo. Seu blog deve ser tratado como negócio, o que exige investimento em ferramentas, em cursos para aprender com grandes profissionais e em prática constante de criação de conteúdo pensado para seu público.

Planeje desde o começo e não caia na tentação de iniciar um blog apenas para se livrar do seu emprego, já que um blog pode ser uma atividade profissional, mas vai levar um tempo para que os resultados sejam consistentes e sustentáveis, a ponto de ser considerado profissional.

Já destaquei que o mais importante é escolher um blog de nicho onde terá mais resultados e encontrei um treinamento completo, onde ira aprender desde criar um blog a obter outras fontes de renda na internet .É o curso do Alex Vargas Formula Negocio Online.

Ele ensina passo a passo como montar uma estrutura online que trabalhe para você 24 horas por dia na internet, e como montar vários blogs de sucesso.

Se ainda restar duvidas, deixe seu comentário abaixo!

Abraços e Suce$$o!

4 Formas de Como Ganhar Dinheiro com um Blog
5 (100%) 1 vote

Curta e compartilhe! Isso me ajuda muito.

16 Comentários


  1. Magnífico batida! Gostaria de aprendiz enquanto você alterar seu site, como eu poderia se inscrever para uma
    website blog? O relato me ajudou um acordo aceitável.

    Eu tinha sido pouquinho familiarizado desta sua transmissão
    fornecida idéia clara brilhante

    Responder
    1. Renata Veloso

      Obrigada, com certeza ja da pra ter uma noçao de como trabalhar com blogs, mas lembrando que é necessario investir em conhecimento para aprender de forma correta. 🙂

      Responder
  2. Luanna

    Olá Renata,
    Muito bom seu artigo mostrando o leque que as pessoas tem parar assim ganhar dinheiro com blogs.
    Tb gostei mt o treinamento do Alex Vargas da qual vc mencionou!
    Parabens Abrs

    Responder
    1. Renata Veloso

      Oi Luanna, obrigada! Realmente o fno é um treinamento completo e que tem deixado muitas pessoas satisfeitas com os resultados alcançados. 🙂

      Responder
  3. Vânia Ribeiro

    Olá! Muito bom artigo. Ganhar dinheiro com blog realmente exige um grande planejamento, sem falar que um blog deve ser tratado como qualquer outro negócio, onde você irá investir dinheiro, terá que se reciclar sempre, enfim, se dedicar tanto quanto em qualquer outro trabalho. Parabéns!

    Responder
    1. Renata Veloso

      É os custos para manter um blog existe, mas se souber trabalhar corretamente conseguira obter muito lucros com blogs. 😀

      Responder
  4. Monica

    Realmente, o fórmula negócio online é o melhor curso pra quem tá começando, é praticamente uma faculdade de marketing digital. Vale a pena.

    Responder
    1. Renata Veloso

      Com certeza Monica, nao encontrei curso melhor nesse area ate agora, fiz outros cursos especificos ,mas completo e com preço acessivel como o Formula nao existe. 😉

      Responder
  5. Letícia

    Olá Renata, ótimas maneiras de monetizar um blog. Também estou cursando o Fórmula negócio online e recomendo. Gosto muito dos seus artigos.

    Responder
    1. Renata Veloso

      Sim Leticia, o curso Formula negocio online foi meu divisor de aguas, e ate agora nao vi um curso com um custo beneficio tao bom quanto ele.Obrigada por comentar. 😉

      Responder

  6. Muita gente acha que é só criar um blog e escrever um bom conteúdo que tudo vai dar certo. kk… Não é bem assim!

    UX, Gestalt, Tendências, design, planejamento, pesquisa, nicho, estudos, dedicação… Kramba, tem muita coisa pra ser estudada para se ter um “blog de sucesso” .

    Responder
    1. Renata Veloso

      É pra um blog ter sucesso precisa de uma estrutura completa.Obrigada pelo comentario 🙂

      Responder

  7. Estou fazendo o curso do Alex Vargas que você mencionou e estou maravilhada com a qualidade de aprendizado que o curso proporciona. Com essa ferramenta, tenho condições de me profissionalizar na área do Marketing Digital. O curso é completo e o Alex é um professor nota 10.

    Responder
    1. Renata Veloso

      Com certeza Helo, o melhor treinamento que fiz ate agora.Abraços

      Responder

  8. Renata, seu artigo foi bem esclarecedor, realmente para ganhar dinheiro com blog precisa de muito planejamento e um treinamento completo, o curso do Alex Vargas que você cita é muito bom, super completo. Parabéns por seu artigo e sucesso!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *