5 Grandes Dificuldades de Quem Inicia um Negocio Online

As 5 maiores dificuldades de quem inicia um negocio online

Quando vamos iniciar um negócio online é normal passar por dificuldades e obstáculos que impedem o desenvolvimento de um trabalho evolutivo e rentável.

Mesmo para os que já são mais experientes e tem outros negócios na Internet, o início de um novo projeto é cercado de incertezas que podem influenciar no sucesso ou no fracasso deste.

Engana-se quem acha que vai iniciar um negócio e não passar sequer por uma dificuldade, porém, é mais vantajoso iniciar sabendo que as dificuldades acontecerão e antecipá-las para que a execução das tarefas e obtenção dos resultados sejam mais consistentes.

Vamos ver quais dificuldades você pode enfrentar caso esteja iniciando seu primeiro projeto online. Vamos lá?

1-Escolher um nicho de mercado

como escolher um nicho

É incrível como muitas pessoas estão pensando em criar um negócio online, mas tem dificuldade justamente em escolher o nicho de mercado.

Já falamos que você não precisa acertar seu nicho de mercado lucrativo que você vai ter sucesso com o primeiro negócio que você iniciar, mas um nicho já deve ter critérios e indícios de que é lucrativo para que você comece com boas chances.

Saiba como escolher um nicho de mercado lucrativo aqui!

2-Manter a frequência da produção de conteúdo

172

Para ter uma audiência fiel e criar autoridade é preciso criar conteúdo constantemente.

Porém, vários fatores podem influenciar negativamente na hora de produzir conteúdo para a sua audiência.

Sendo assim, você precisa criar planos de contingência para manter a frequência na produção de conteúdo, a fim de garantir que esteja com seus canais sempre atualizados.

Por exemplo, é comum os iniciantes ficarem bastante tempo sem postar porque não sabe do que vai falar nos próximos artigos ou vídeos.

Para solucionar essa dificuldade e não desperdiçar tempo olhando para a tela do computador pensando no que vai falar, você pode criar um calendário de conteúdo e gastar um dia na semana para pensar em vários tópicos e assuntos de que sua audiência gostaria de saber.

Outra coisa que influencia muito é a falta de tempo, principalmente quando se tem um emprego e é muitas vezes atrapalhado pelas suas exigências.

Para isso, você pode variar a criação de conteúdo e gravar vídeos ou podcasts pelo seu celular e aproveita o tempo que desperdiçaria enquanto você se encaminha para o trabalho.

3-Familiarização com as ferramentas

dificuldades de começar um negocio online

 

Muita gente aprende que precisa manter as boas práticas para ganhar dinheiro com blog, de gravação de conteúdo em vídeo, de técnicas de otimização para os mecanismos de buscas, mas não estão nem familiarizadas com as ferramentas básicas como WordPress, Google Adsense, Google Adwords Keywords Tool, Hotmart, ferramentas de e-mail marketing e etc.

Não é possível que uma pessoa instale um plugin de otimização de SEO se ela não consegue instalar plugins no WordPress, por exemplo.

Porém, para essas pessoas, eu digo que é preciso passar algum tempo conhecendo as ferramentas.

Se você está iniciando, saiba que tem um tempo de aprendizado. Muitas vezes as ferramentas são em inglês, o que é preciso um pouco mais de esforço, determinação e estudo para quem não domina esse idioma.

Tenha calma! Persista que você vai aprender.

4-Influências externas

Eu acredito que o principal fator que faz com que 95% dos blogs e projetos online sejam abandonados com menos de 1 ano de existência pelas influências externas ao seu trabalho.

Acho que você sabe muito bem que as pessoas começam a falar que você passa muito tempo no computador. Ou que parece não estar fazendo nada enquanto o seu cônjuge, pais, filhos, irmãos estão trabalhando pesado e etc.

Isso é mais comum ainda para os pioneiros que já tem sucesso online do que você pensa.

E ainda, caso você trabalhe em um emprego durante a maior parte do dia, vai precisar encontrar animo, paixão e motivação para quando chegar em casa trabalhar mais um turno nos seus negócios online.

É preciso acreditar no seu trabalho e em você mesmo que um dia vai ter o sucesso que almeja. E para superar todas essas dificuldades e conseguir ter sucesso você precisa estar preparado mental e psicologicamente.

5-Estar preparado psicologicamente

O preparo mental é fundamental para enfrentar tanto as dificuldades técnicas, como uso de ferramentas e estratégias de negócios, quanto para as dificuldades provenientes de influências externas, como as exigências familiares, profissionais e motivacionais.

O fator mais importante é estar sempre disposto a superar as limitações e trabalhar com os recursos que você tem atualmente.

Se você só tem R$300 para investir em Facebook Ads por mês, só invista isso. Se você só tem 2 horas disponíveis durante a noite para produzir conteúdo, produza o máximo possível durante essas horas. E assim por diante.

Garanto que tudo o que você tem que fazer para ter sucesso é continuar tentando, superar as dificuldades e trabalhar mais hoje para conquistar um futuro dos sonhos amanhã.

Se você se identificou com algum item citado aqui, deixe seu comentário, quero saber suas duvidas e dificuldades para encontrarmos juntos a solução ideal para essas dificuldades.

Abraços e Suce$$O!

5 Grandes Dificuldades de Quem Inicia um Negocio Online
5 (100%) 1 vote

Curta e compartilhe! Isso me ajuda muito.

8 Comentários

    1. Renata Veloso

      Ola Rangel, fico muito contente que tenha gostado viu.
      Abraços e obrigada!

      Responder

  1. Olá Renata tudo bem.
    Realmente você falou dicas certas que todo empreendedor digital passa quando vai iniciar um negócio online, mais o importante mesmo é não desistir jamais, pois quem persevera sempre alcança.
    Um grande abraço e sucesso!

    Responder
    1. Renata Veloso

      Obrigada Daniel, é realmente nao é facil , mas desistir jamais!
      Abraços

      Responder

  2. Oi Renata,

    Parabéns pelo artigo viu, esta é a mais pura verdade.
    Como te disse, as pessoas acham que um negócio online não demanda trabalho e que tudo parece vir de forma rápida e fácil. Claro que não é desta forma. Precisamos sim de muito trabalho empenho e o melhor de tudo é o prazer que sentimos com o resultado, esta é a maior vantagem.

    Parabéns pelo seu trabalho e sucesso!

    Responder
    1. Renata Veloso

      Realmente Fernando, nada melhor como resultado dos seus esforços, não existe gratificação melhor.
      Obrigada , e pra você também!

      Responder
  3. Fabio Vasconcelos

    Olá Renata,

    Excelente artigo. Realmente as dificuldades irão aparecer, mas temos que vencer, só assim é que conseguimos ter resultado.
    Parabéns pelo artigo!

    Abs!

    Responder
    1. Renata Veloso

      Oi Fabio é um honra receber um elogio seu. Pode não acreditar na coincidência, mas agora pouco estava vendo a gravação que fez com o Rui ludovino sobre trafego organico, que por sinal foi muito bom e quando vi seu comentário nem acreditei direito rsrs.Bom agradeço seu elogio.
      Obrigada e Suce$$o!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *