Como Funciona o Mercado livre e como lucrar (garantido)

O Mercado Livre é uma plataforma de negócios voltada ao comércio eletrônico e leilões. É o maior site deste tipo no Brasil.Existem milhares de vendedores no Mercado Livre. Eles vendem todo tipo de produto que você imagina: eletrônicos, itens automotivos, roupas, comidas, material escolar, móveis, imóveis, automóveis, etc…

Isso quer dizer que o mercadcomo vender no mercado livre.fwo é grande o bastante par você entrar. Existem várias categorias que você pode estar, e dentro dessas categorias existem as subcategorias. Basta escolher um nicho desse mercado e tentar entrar.Ou vender de tudo um pouco.

O maior problema a curto prazo vai ser competir com os vendedores mais antigos, pois eles possuem algo  que você ainda não tem tem: reputação.Mas se trabalhar de forma honesta e profissional a reputação logo estará la em cima.

Mas o que é e pra que serve a reputação?

No Mercado Livre, o sistema de reputação serve para distinguir os bons negociantes dos maus negociantes. Cada negociação feita deve ser qualificada. O vendedor tem que qualificar o comprador e o comprador tem que qualificar o vendedor.

Agora o mercado livre mudou seu sistema de reputação, antigamente existiam três tipos de qualificação: negativa, neutra e positiva. Cada uma delas acrescentava ou retirava pontos da sua reputação.Os melhores vendedores do Mercado Livre eram recompensados com uma medalha e o
título de Mercado Líder.

Agora o mercado livre faz um feedback de como foi a venda, perguntando como foi a venda, se entregou o produto, se vai entregar o produto e porque, e se indicaria o comprador/vendedor e porque?

E você pode solicitar ao comprador para mudar o feedback, e se caso eles não retornem, as informações deixaram de contabilizar pontos em sua reputação.

Como criar uma conta?

Para criar uma conta no mercado livre é muito simples e fácil, você ira precisar dos seus dados pessoais, como email, nome completo, cpf, RG, endereço de entrega.É um processo bem simples.

mercadolivre

 

Após ter criado sua conta, com seus dados verdadeiros, você precisa começar anunciar seus produtos. Dentro do anúncio você deve colocar todas as informações do produto, seja verdadeiro quando colocar. A honestidade dentro do Mercado Livre, como em todos os lugares, faz você ganhar pontos, nesse caso, pontos positivos de reputação.

Coloque informações como: cor, tamanho, tecido, formas de envio, formas de pagamento, prazo de envio, etc. Coloque todas as informações que você quis saber do fornecedor. Lembre-se que omitindo informações você pode conseguir algumas vendas, mas futuramente isso vai te prejudicar, podendo até ser banido do Mercado Livre.
O anúncio é a vitrine da sua loja, portanto ele precisa ter boa aparência e ser organizado, assim ele vai causar uma boa impressão no comprador.

 

Layout do anúncio

O layout do anúncio deve ser limpo, bem organizado, com as principais informações em destaque. Não use cores que dificultam a leitura do anúncio.
Segue abaixo a ordem das informações dos anúncios.

Nome da loja
Informações e características do produto
Formas de envio e pagamento
Informações sobre a empresa (opcional)

Caso você não saiba criar um layout através dos programas de edição de imagem, como o Adobe Photoshop, procuro pessoas que vendem layouts no Mercado Livre.Sao bem mais profissionais e transmitem mais credibilidade.

 

Quanto tenho que pagar para vender no mercado livre?

O Mercado Livre cobra uma taxa sobre todas as negociações. Para cada tipo de anúncio, eles cobram uma taxa diferente. Os tipos de anúncio são:

mercadolivre2 mercadolivre3 mercadolivre4

 

Atendimento

Deixe bem especificado o horário do atendimento. Existem pessoas que são muito desconfiadas, e se elas tentarem entrar em contato com você e não conseguirem, elas além de cancelarem a negociação vão sair espalhando para todo mundo que você não presta.
Portanto deixe bem claro que você atende das “9h às 12h” e das “14h às 17h”, de segunda a sexta.*
*O horário é dado como exemplo, coloque o horário que achar melhor.
Além de evitar manchar sua reputação, o horário de atendimento evita que os compradores sem discernimento te liguem às 23h perguntando sobre o tamanho da gola da camiseta.

 

Formas de envio

Você deve ser bem direto quanto às formas de envio que você vai utilizar. Eu recomendo usar PAC e Sedex dos Correios. Em alguns casos podem ser aceito Sedex 10.
Muitos compradores vão perguntar para você quanto custa e quanto tempo demora o envio para determinado CEP. Para calcular utilize essa ferramenta:
Cálculo do frete*
(coloque “sim” na opção “Aviso de Recebimento”, logo você verá porque)É importante que você saiba que o tempo de envio é um dos maiores motivos de reclamação do Mercado Livre. Portanto fique atento e sempre passe as informações corretas.

 

Formas de pagamento

Ultimamente o Mercado Livre só aceita vendedores que utilizam o Mercado Pago, ferramenta parecida com o PayPal. Com essa medida ele consegue eliminar praticamente todos os vendedores mal intencionados. Portanto é de extrema importância que você aceite Mercado Pago como forma de pagamento, pois os compradores não negociam com quem não utiliza esse método de pagamento.
O Mercado Pago também vai facilitar sua vida. Lá os compradores podem fazer pagamento com diversos tipos de cartão, parcelar em até 18x e você recebe a quantia total em 15 dias ou menos dependendo do tipo da sua conta. Também aceitam pagamento por boleto, dando esta opção as pessoas que não tem cartão de crédito.
Outra forma de pagamento que você pode aceitar é a transferência bancária ou depósito bancário. Para utilizar este método deixe especificado com quais bancos você trabalha, e legal oferecer descontos para quem optar por esse tipo de pagamento.

 

As perguntas feitas pelos compradores

Praticamente todos os compradores, independente da reputação do vendedor, fazem perguntas antes do realizar a compra. Mesmo colocando todas as informações no anúncio, com letras no tamanho 72, na cor mais chamativa possível, sempre vai ter alguém que não vai ler e vai fazer uma pergunta que a resposta está no anúncio.

Procure responder o mais rápido possível, não deixando muito dias as perguntas sem respostas, pois o compradores tem pressa e se não for atendido como esperado ira comprar de seu concorrente.

Trate da mesma forma todos os tipos de clientes. Por mais que eles sejam inconvenientes, seja educado com todos eles. Lembre-se que se eles estão
perguntando, é por que estão interessados.

Aqui vão algumas dicas na hora de responder:

Sempre inicie sua resposta com bom dia, boa tarde ou boa noite.
Seja honesto na hora de responder as perguntas. Sua sinceridade vai conquistar
o comprador.
Se a pergunta for ofensiva não hesite em excluí-la.
Não passe seus dados pela resposta, o Mercado Livre excluí todo tipo de pergunta que contêm dados do comprador ou do vendedor.
Seja firme sem nunca perder a educação.
Finalize sua resposta com um: “Obrigado pela preferencia, aguardo sua compra”, essas coisas.Pense sempre em como você gostaria de ser atendido se caso fosse comprador.

 

Como tratar os compradores pos venda?

Assim como nas perguntas, você deve manter a educação quando conversar com os clientes. Seja por e-mail ou por telefone. Lembre-se que você vai ser avaliado.
Infelizmente existem muitos compradores chatos. Esteja preparado para enfrentar eles. Segue algumas dicas para se der bem no pós-venda.
Logo que aparecer uma nova venda entre em contato com o comprador, da forma que você achar melhor.
Atenda ao telefone e comece o e-mail com bom dia, boa tarde e boa noite. Não fale com a voz muito baixa, nem muita alta. Em hipótese alguma grite com o cliente, mesmo que de muita vontade.
Utilize algum serviço de ligação mais barato, como o VoIP ou Skype. Se estiver ao telefone, tente resolver tudo na primeira ligação. Se estiver por e-mail, tente resolver tudo no dia da compra.

 

Envio do produto

Dicas para enviar um produto ou entregá-lo pessoalmente

Envio

Se for enviar o seu produto para o endereço informado pelo comprador, aconselho:

  • Ter certeza que o dinheiro está creditado antes de fazer o envio, se o pagamento foi realizado por MercadoPago.
  • Usar o MercadoEnvios, a ferramenta do mercado livre para facilitar os seus envios.
  • Enviar em nome do comprador para certificar-se de que irá recebê-lo diretamente.
  • Guardar cópias dos recibos de postagens. Se um comprador fizer uma reclamação, isto o ajudará a resolver o conflito.

Entrega pessoalmente

Quando entregar pessoalmente o produto, é importante combinar o encontro em um lugar seguro: espaços públicos podem ser os cenários ideais, uma rua movimentada no verão ou um shopping no inverno!

 

Levando o produto ao Correio

Após ter embalado a mercadoria, escrito o endereço do destinatário e do remetente, falta só enviar o produto.Vá até a agência dos Correios mais próxima e pergunte onde está o AR (Aviso de Recebimento) para você preencher.
O AR é simples de preencher. Basta colocar o endereço do remetente e do destinatário. Ele é de extrema importância, pois ele vai ser a prova de que você enviou o produto e o comprador recebeu.Caso o comprador tente dar uma de espertinho dizendo que não recebeu nada, você
tem a prova, o AR.
O AR demora um tempo para chegar à sua casa. Ele vai junto com a mercadoria, para o  comprador assinar ele. Só após essa assinatura, que o AR volta para sua casa.Guarde todos os ARs que voltarem para você.O número de rastreio. Após você ter feito o envio do produto, você precisa passar o número do rastreamento para o comprador. Assim ele já fica sabendo que você enviou e pode acompanhar o envio.Você pode mandar o número de rastreio por e-mail. Mas existe uma maneira mais fácil.
Dentro da área de vendas, ao lado do nome do comprador, existem alguns ícones.Clique no caminhão. Lá vai aparecer a opção de colocar o número de rastreio. Coloque-o lá. Logo após colocar, o comprador vai receber o email do mercado livre, você poderá notificar pelo mercado pago também.

 

Como recebo pela venda?

 

Com o MercadoPago, a plataforma oficial de pagamentos do mercado livre

O pagamento poderá ser parcelado com cartão de crédito ou à vista no boleto, e você ainda poderá retirar o dinheiro para a sua conta bancária.

Receba por conta própria

Se você preferir, também pode escolher que o pagamento seja feito à vista, cheque ou o que for mais conveniente!

Neste caso, sempre tome medidas de segurança antes de entregar o produto:

Conte todo o dinheiro e tenha certeza de que é verdadeiro.

No caso de cheques, confirme se tem fundos.

Se for uma transferência, confirme com o banco se realmente foi creditado.

 

Como faço para ter sucesso em minhas vendas

 

Coloque em prática estes conselhos para ter sucesso em suas vendas e obter uma boa reputação:

Ofereça variedade

  • Venda produtos variados e com diferentes valores.
  • Anuncie acessórios relacionados aos seus principais produtos.
  • Venda pacotes de produtos formados por: produtos principais + acessórios.
  • Certifique-se que você sempre tem estoque disponível.

Faça bons anúncios

  • Descreva o seu produto, destacando as características e os principais benefícios.
  • Anuncie vídeos ou fotos que mostrem bem os detalhes.
  • Dê mais exposição para os seus anúncios.
  • Informe aos seus compradores os benefícios de pagar com o MercadoPago.
  • Use o MercadoAds para promover o seu anúncio.

Entrega

  • Aproveite os benefícios de usar o MercadoEnvios, uma otima solução para envios com preços mais atrativos.
  • Ofereça frete grátis e conquiste mais compradores. Escolha em quais produtos quer oferecer este benefício através do MercadoEnvios!

Destaque-se entre os melhores

  • Alcance o status de MercadoLíder.
  • Se você já for MercadoLíder, aproveite o anúncio Diamante sem juros e ofereça parcelamento sem juros. Os seus compradores ficarão encantados! E a sua reputação crescerá porque as suas vendas concretizadas aumentarão, ao usar o MercadoPago e o MercadoEnvios!
  • Seja gentil com os seus compradores.
  • Responda a tempo todas as perguntas que receber.
  • Qualifique todas as suas negociações.
  • Auxilie os novos compradores em suas primeiras experiências no site.
  • Demonstre que é confiável e responsável, mesmo após ter concretizado a venda.

Evite vendas que possam prejudicá-lo

  • Não aceite ofertas que contradizem com a sua descrição.
  • Exclua as perguntas que sejam ofensivas a partir de Minha conta > Vendas > Perguntas.
  • Anuncie produtos que custem mais de R$ 500. Assim você só receberá pagamentos já aprovados através do MercadoPago. Isso ajudará a melhorar a sua reputação, porque aumentará a sua porcentagem de vendas concretizadas!

Escolha um bom provedor

  • Peça referências sobre os provedores e os conheça antes de contratá-los.
  • Negocie para conseguir melhores preços.
  • Revise a qualidade dos produtos para entregá-los sempre em boas condições.

Eduque os novos compradores

  • Reforce as suas mensagens para que o comprador não tenha dúvidas.
  • Evite as qualificações negativas: lembre os seus compradores dos passos que necessitam realizar.
  • Aproveite todos os espaços de comunicação para melhorar a experiência do comprador.

 

Como consigo maior exposição para os meus produtos

Você pode escolher entre os tipos de anúncio com diferentes níveis de exposição no site.

Quanto mais exposição você dá ao seu anúncio:

  • Mais visitas você poderá receber dos compradores.
  • Mais tempo online você terá.
  • Mais possibilidades de venda.
  • Mais vendas em menos tempo.

 

Tipos de anúncio

Para as categorias de Produtos e Outros:

Tipo de anúncio Exposição no site Duração MercadoPago Quantidade de visitas Parcelamento sem juros
Anúncio Diamante sem jurosExclusivo para MercadoLíderes e Lojas oficiais! Máxima:

  • Localização na lista: Superior
  • Página principal
  • Página principal de categoria
  • Promoção em outros anúncios
60 dias Incluído Muito Alta Incluído
Anúncio Diamante Máxima:

  • Posição na lista:Superior.
  • Página principal.
  • Página principal de categoria.
  • Publicidade em outros anúncios.
60 dias Incluído Muito Alta Não incluído
Anúncio Ouro Alta:

  • Posição na lista:Superior.
  • Página principal de categoria.
  • Publicidade em outros anúncios.
60 dias Incluído Alta Não incluído
Anúncio Prata Media:

  • Posição na lista:Médio.
60 dias Incluído Média Não incluído
Anúncio Bronze Baixa:

  • Posição na lista:Inferior.
60 dias Incluído Normal Não incluído
Anúncio Grátis* Mínima:

  • Posição na lista:Última.
  • Será incluída publicidade em seu anúncio.
  • Não será somado ponto em sua reputação como vendedor.
15 dias Incluído Normal Não incluído

*Disponível se tiver 3 ou menos vendas no último ano, você poderá ter ativos 3 anúncios grátis por vez. Não disponível para as categorias de Classificados.

Para Carros, Motos e Outros:

Tipo de anúncio Exposição no site Duração Nível de Exposição
Diamante
  • Página principal
  • Página principal de categoria
  • Posicionamento na lista:Superior.
ilimitada(usados)*
30 dias(0 Km)
Muito Alto
Ouro
  • Página principal de categoria
  • Posicionamento na lista:Superior.
ilimitada(usados)*
30 dias(0 Km)
Alto
Prata
  • Posicionamento na lista:Intermediário.
30 dias Médio
Grátis**
  • Posicionamento na lista:Último.
7 dias Baixo

*A duração do anúncio é ilimitada, sem custo e você deverá renovar a cada 30 dias. É grátis se você recadastrar dentro de 30 dias após o término do anúncio.O recadastro não inclui exposição na Página principal e na Página principal da Categoria.

**Você poderá anunciar somente uma vez ao ano.

Para Imóveis:

Tipo de anúncio Exposição no site Duração Nível de Exposição
Diamante
  • Página principal
  • Página principal de categoria
  • Posicionamento na lista:Superior.
ilimitada(venda)*
90 dias(aluguel)
Muito Alto
Ouro
  • Página principal de categoria
  • Posicionamento na lista:Superior.
ilimitada(venda)*
90 dias(aluguel)
Alto
Prata
  • Posicionamento na lista:Intermediário.
60 dias Médio
Grátis**
  • Posicionamento na lista:Último.
15 dias Baixo

*A duração do anúncio é ilimitada, sem custo e você deverá renovar a cada 60 dias. É grátis se você recadastrar dentro de 30 dias após o término do anúncio. O recadastro não inclui exposição na Página principal e na Página principal da Categoria.

**Você poderá anunciar somente uma vez ao ano.

Alterar o tipo de anúncio

A partir de Minha conta > Vendas > Anúncios > Ativos você poderá alterar o tipo de anúncio uma única vez para maior exposição e ter mais possibilidades de venda.

Se você fizer a alteração, terá novamente 60 dias de duração. Além de manter as ofertas, visitas e perguntas.

Em sua próxima fatura devolveremos o valor dos dias que você não usou do anúncio anterior.

Exposição nas páginas principais.

Página principal (home)

Página principal

Página principal da categoria

Página principal de categoría

Seu anúncio será mostrado rotativamente na página principal de acordo com o tipo de anúncio que você escolheu. Assim, você terá a certeza de que milhares de pessoas verão o seu anúncio, aumentando as suas chances de vender.

Seus anúncios Diamante terão mais exposição nas Páginas principais se a primeira foto cumprir todos os requisitos para ter uma foto atrativa.

 

Mas como colocar tudo isso em pratica?

Michael Oliveira é um Expert no Mercado livre, ele sabe usar essa plataforma como ninguém, e por isso criou um curso em vídeo onde ensina passo a passo tudo o que você precisa saber para vender no mercado livre.

 O curso vai te mostrar em detalhes como conquistar uma reputação inabalável, como ter 100% de quacomo vender no mercado livre.fwlificações positivas, como encantar os clientes com suas ofertas e não reclamar dos defeitos dos produtos (que acontece principalmente com produtos usados).

As dicas o orientações vão te mostrar como elevar seu negócio ao próximo nível, utilizando sistemas de e-mails automáticos, acompanhamento on-line de pedidos, rastreamentos, agilidade no atendimento, e receber centenas de qualificações positivas com elogios rasgados de seus clientes.

Você vai ganhar muito mais dinheiro com as técnicas de vendas Back-End e a estratégia do perdigueiro (do maior vendedor do mundo), como gerar vendas fora do Mercado Livre e lucrar ainda mais, como comprar profissionalmente e atuar em diversos segmentos no Mercado Livre.

Eu vendo atualmente no mercado livre, e super indico esse curso, vai alavancar muito mais rápido suas vendas e consequentemente seus lucros!

>>>>>Clique aqui para conhecer!!

 

Como Funciona o Mercado livre e como lucrar (garantido)
5 (100%) 1 vote

Curta e compartilhe! Isso me ajuda muito.

2 Comentários


  1. Eu troquei o número do meu celular. Por isso não estou conseguindo recuperar minha senha. Não tendo assim condições de comprar produtos no site.
    Gostaria de que resolvesse este problema para mim.
    Obrigada , Maria Stefanski

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *